Blog Escola Técnica Electra
Tudo sobre ensino técnico (ensino médio técnico, cursos técnicos e de qualificação) e o mercado de trabalho técnico no Rio de Janeiro.

5 dicas para trabalhar e estudar durante o ensino médio

Foi-se o tempo em que, para começar a trabalhar, era necessário finalizar todo o ciclo de estudos. Muitas ferramentas incentivam aqueles estudantes que querem estudar e trabalhar ao mesmo tempo, entrando mais rapidamente no mercado e garantindo desde cedo a experiência profissional.

Em especial para aqueles que cursam o ensino médico com técnico, as possibilidades são inúmeras! Estágios, programas de treinamento, trabalhos de meio turno e atividades de menor aprendiz são algumas das alternativas.

Quer saber mais? Leia as 5 dicas que reunimos para quem quer estudar e trabalhar durante o Ensino Médio!

estudar e trabalhar.jpg

1. Realize o Ensino Médio junto com o técnico

Começar a trabalhar cedo é um sonho, e uma necessidade, para muitos estudantes. E é possível fazer isso sem que a atividade atrapalhe os estudos. Uma alternativa adequada para é cursar o Ensino Médio com Técnico integrado, aquele em que se estuda conteúdos básicos junto com os profissionalizantes.

Assim, aprende-se uma profissão desde cedo, entrando no mundo profissional com conhecimentos sólidos de sua área de atuação. Além disso, vai ser possível aproveitar programas de estágio e parcerias entre a instituição de ensino e empresas privadas.

2. Busque um horário conveniente para o estudo

Se o seu desejo é trabalhar, é provável que seja necessário manter o horário comercial (aquele que a maioria das empresas estão em funcionamento) livre. Por isso, pode ser uma boa opção estudar durante a noite ou ao final da tarde, caso isso não comprometa o seu rendimento nos estudos.

É possível também combinar um horário especial com o empregador e ver a possibilidade de compensar horários no dia em que a carga horária escolar for mais flexível.

3. Aproveite programas de estágio ou de aprendiz

O primeiro pensamento que o estudante tem é o de que o trabalho pode atrapalhar o seu estudo. A verdade é que muitos programas oferecem oportunidades de trabalho em meio período para o estudante ou jovens adultos, não interferindo na frequência das aulas.

Esse é o caso dos estágios. Muitas empresas oferecem vagas na área administrativa para quem está cursando os anos finais do Ensino Médio ou vagas especializadas, direcionadas para os que cursam também o Ensino Técnico.

Outra opção é o Jovem Aprendiz, programa que dá a chance a pessoas entre 14 e 24 para aprender uma profissão.

4. Tenha uma rotina

Ter uma rotina é essencial para que as tarefas escolares e profissionais não acumulem. Estabeleça horários para estudar fora da escola e fazer atividades e trabalhos escolares. Otimize o estudo, aprendendo o máximo durante as aulas para que o assunto não acumule. Além disso, aproveite os recursos da tecnologia: grave áudio das aulas, para que o aprendizado fora de sala fique mais fácil.

Evite também realizar horas-extras e aumentar ainda mais as atividades do dia. Priorize o que está fazendo no momento. Embora a tentação de fazer tudo ao mesmo tempo seja grande, reveja suas prioridades.


5. Tenha tempo livre de qualidade

Por fim, tenha tempo para curtir os amigos e fazer as coisas que você gosta. Ter uma noite de sono tranquila é fundamental para que o dia a dia não seja puxado e cause desânimos.

Que tal estabelecer recompensas? Afinal, você está trabalhando e esforçando-se para criar uma boa base profissional. Assim, não se prive de usar uma pequena parte do salário para se presentear com atividades e bens que lhe dão prazer.

Trabalhar e estudar é uma escolha inteligente para o estudante que não deseja perder tempo para entrar no mercado de trabalho. Para isso, é necessário procurar alternativas que facilitem o caminho, como cursar o Ensino Médio com Técnico. Essa possibilidade oferece, ao mesmo tempo, um diploma na educação básica e um ofício ao estudante.

Curtiu nossas dicas? Saiba por que os cursos técnicos continuam sendo uma tradição!

QUERO DESCOBRIR TUDO!

Topics: Carreira

Descubra como um curso técnico pode tornar você um profissional de sucesso!
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!