Blog Escola Electra

Carreira: como conciliar estudos e trabalho

Escrito por Marcelo Henrique on 27-06-2017 19:15

shutterstock_407903728.jpg

A vida moderna está cada dia mais difícil. Quando queremos conquistar nossos sonhos muitas vezes somos obrigados a acumular múltiplas tarefas para chegar onde queremos. Ainda mais nos dias de hoje. Com a crise que está abalando nosso país, é quase impossível encontrar jovens que podem se dar ao luxo de se dedicar exclusivamente aos estudos.

Seja para conseguir pagar as contas ou a faculdade, o fato é que para sobreviver a maioria das pessoas veem-se obrigadas a conciliar trabalho e estudos. Só trabalhar e deixar os estudos para trás também não é uma boa ideia, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter uma qualificação atualmente é regra. Principalmente quem nunca trabalhou e quer arranjar o primeiro emprego.

Planejamento é a palavra

Já que concordamos que nos dias de hoje ninguém pode fugir de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o desafio agora é descobrir como fazer isso sem ter um esgotamento físico e emocional. Apesar de difícil, é possível conciliar trabalho e estudos, basta planejar-se.

Antes de mais nada é preciso estabelecer prioridades. Se o que for mais importante para você for os estudos, por exemplo, você deve criar uma estratégia para focar no seu objetivo. Uma ideia é trabalhar num emprego mais flexível e que não exija tanto, dessa forma você consegue trabalhar e estudar ao mesmo tempo sem abrir mão de nenhum dos dois.

Elabore um cronograma

Outra coisa muito importante para quem precisa conciliar trabalho e estudos, é criar um cronograma de atividades. Distribua seus compromissos acadêmicos durante os dias da semana, assim você evita de entregar suas tarefas ou estudar em cima da hora. Uma dica é anotar numa agenda ou no celular compromissos e datas importantes como provas ou entregas de trabalhos.

Mesmo com a correria do trabalho e estudos você nunca deve descuidar de sua alimentação, do sono e dos momentos de lazer. Para cumprir com as obrigações com equilíbrio você deve alimentar-se bem e dormir pelo menos entre seis e oito horas por dia, assim estará sempre com ânimo e disposição para suas atividades. Mesmo que os momentos de lazer sejam reduzidos com tantos compromissos, jamais abra mão deles e, sempre que possível, desfrute da companhia da família e amigos.

Seja um bom negociador

Se você já trabalha e estuda a dica é sempre negociar com o chefe e professores, principalmente se o horário de trabalho briga com o das aulas. Tente combinar horários alternativos de aulas ou provas e veja se existe a possibilidade de a entrega de trabalhos ser feita por e-mail. Assim você cumpre suas obrigações no trabalho e também nos estudos.

Para quem está tentando conseguir o primeiro emprego e não tem experiência com o mercado de trabalho, pense na possibilidade de um estágio. Mesmo com o salário menor seus horários serão mais livres e você terá mais tempo para estudar. Outra opção também é concorrer a bolsas, descontos e financiamentos, como o PROUNI, FIES ou até mesmo com a faculdade.

Gostou das dicas para conciliar trabalho e estudos? Então compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas !

 Você conhece a Escola Electra?

Marcelo Henrique

Escrito por Marcelo Henrique

Topics: carreira e profissão

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!