Blog Escola Técnica Electra
Tudo sobre ensino técnico (ensino médio técnico, cursos técnicos e de qualificação) e o mercado de trabalho técnico no Rio de Janeiro.

Vagas em telecomunicações: onde encontrar oportunidades?

curso técnico em telecomunicações

O avanço da tecnologia ampliou significativamente as possibilidades e a qualidade da comunicação a distância. Você tem ideia, por exemplo, da infraestrutura necessária para que seja possível fazer uma chamada de vídeo, via Skype, para alguém que mora do outro lado do mundo?

Nesse cenário, observa-se um aquecimento na área de telecomunicações: o mercado precisa de profissionais qualificados. E você sabia que pode começar na área cursando o Ensino Médio com Técnico?

O post de hoje foi escrito para todos os que se interessam por este segmento: vamos explicar como você pode conseguir um emprego técnico em telecomunicações e, principalmente, onde estão as oportunidades.

Quais as responsabilidades de um técnico em telecomunicações?

O técnico em telecomunicações é quem faz o projeto e instalação de sistemas de transmissão de sinais analógicos ou digitais, por meio de cabos, sistemas de fibra ótica, micro-ondas ou satélites.

Independentemente da dificuldade, o profissional é responsável também pela sua manutenção, seja ela de caráter preventivo ou corretivo. Para atestar a qualidade da rede, ele deve fazer uma série de testes, inspeções e diagnósticos.

Também estão entre as suas funções básicas prestar assistência aos usuários, sejam eles colaboradores da empresa que idealizou o sistema ou mesmo os consumidores finais.

curso técnico em telecomunicações

Onde estão as oportunidades?

Embora o setor de telefonia ainda seja o principal empregador, as possibilidades de atuação no setor multiplicam-se proporcionalmente ao avanço dos recursos tecnológicos.

Neste cenário, convém ficar atento ao movimento de integração entre o setor de telecomunicações e a informática, que requer profissionais altamente qualificados, com conhecimentos básicos sobre os dois setores.

Ademais, operadoras de TV aberta ou a cabo e fabricantes de acessórios para telecomunicações também firmam-se como empregadoras em potencial. Destaca-se por último a possibilidade de atuação como consultor, atendendo a vários clientes de diferentes nichos ao mesmo tempo.

Por que fazer um curso técnico em telecomunicações?

A opção por cursar o Ensino Médio com técnico é extremamente indicada para todos os que buscam uma  rápida colocação no mercado de trabalho. Para abrir vantagem na disputa com os concorrentes, é preciso investir em qualificação.Nesse sentido, quanto mais cedo for o início de sua preparação, melhor.

Antes de terminar, vale a observação de que esta é uma área em que não apenas os recursos evoluem, mas os seus profissionais também. Antes de efetuar a matrícula em um curso técnico em telecomunicações, é interessante que você saiba que  Matemática e Física, além de acompanhar o avanço da tecnologia.

Como você viu, este é um bom momento para conquistar um emprego técnico em telecomunicações. Se ainda tiver dúvida sobre as vantagens de cursar Ensino Médio com técnico, faça-nos uma visita e conheça melhor nossa infraestrutura e diferenciais!

QUERO DESCOBRIR TUDO!

Leia também: Saiba quais são os cursos técnicos mais procurados do Rio de Janeiro

Topics: Telecomunicações

Descubra como um curso técnico pode tornar você um profissional de sucesso!
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!