Blog Escola Técnica Electra
Tudo sobre ensino técnico (ensino médio técnico, cursos técnicos e de qualificação) e o mercado de trabalho técnico no Rio de Janeiro.

Como e onde você pode estudar eletrotécnica?

estudar eletrotécnica

Estudar eletrotécnica é uma opção para quem busca ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Isso ocorre porque o curso técnico em eletrotécnica foca mais na prática e técnicas da área escolhida. O aluno que opta por estudar eletrotécnica em escolas técnicas no Rio de Janeiro precisa ter apenas o ensino médio (ou estar cursando) para realizar o nível técnico.

Eletrotécnica é considerado um dos cursos de ensino médio com técnico mais valorizados atualmente. O salário inicial é cerca de R$ 1.700 e há vagas de trabalho em todo o Brasil, com destaque para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O curso técnico de eletrotécnica, que pode ser realizado na Escola Técnica Electra, que fica no Rio de Janeiro,  aborda como lidar com a eletricidade de modo seguro, eficiente e capacitando o estudante a cumprir todas as exigências das empresas. Além de aprender automação, transformadores, máquinas e também programação Controladores Lógicos Programáveis.

Com isso, o aluno se capacita a realizar instalações, montagem, operação e manutenção elétrica. Durante o curso técnico, aprende os diferentes métodos e técnicas científicas e tecnológicas. E a atuar com procedimentos e normas técnicas ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Está pronto para saber como o curso técnico em eletrotécnica pode aumentar as oportunidades de trabalho? Continue acompanhando o conteúdo!

Vantagens de estudar eletrotécnica

Os cursos de eletrotécnica são técnicos, também chamados de ensino médio com técnico ou pós-médio. Eles são destinados aos estudantes com formação completa no ensino médio ou que estão em fase de conclusão e que desejam se qualificar tecnicamente para ingressar no mercado de trabalho.  

Diferente da graduação, os cursos técnicos são organizados com foco na prática e nas demandas do mercado de trabalho de áreas específicas. Os cursos podem durar de um ano e meio a dois. A curta duração é uma vantagem para quem deseja concluir em pouco tempo. Além disso, o valor das mensalidades é menor, facilitando e flexibilizando o investimento em educação.

estudar eletrotécnica

O que se aprende no curso de eletrotécnica

O aluno no curso de eletrotécnica é capacitado a usar a energia elétrica de forma racional, a avaliar propriedades, acessórios e dispositivos de rede de baixa e alta tensão e a trabalhar com sistemas automatizados programáveis. Sendo assim, os cursos técnicos de eletrotécnica são divididos em alguns grupos de disciplinas:

  • Conceitos básicos de eletricidade - aprende como a eletricidade funciona e quais são seus principais usos na construção civil, nas fábricas, hospitais e em empresas de todos os tipos.  É capacitado para realizar a manutenção de caixas de forças, instalação de acionadores elétricos e operar iluminação em grandes áreas, entre outras múltiplas atividades.
  • Projetos -  ganha conhecimentos técnicos para realizar a leitura e a prática de desenhos industriais em eletricidade. Consegue fazer projetos em eletrotécnica de forma mais eficiente, evitando gastos desnecessários e garantindo a segurança.
  • Segurança - conhece as técnicas de eletrotécnicas que garantem a integridade das pessoas, de si mesmo e de equipamentos sofisticados, como os que se encontram em hospitais, por exemplo. Aprende a realizar planejamentos de risco e de forma preventiva, atuando como um supervisor da integridade das pessoas e da empresa.

Habilidades para se tornar um técnico em eletrotécnica

A pessoa que pretende trabalhar como técnico em eletrotécnica precisa de algumas habilidades que fazem parte da profissão. Conseguir elaborar projetos e execução de instalações elétricas residenciais e prediais é fundamental. E também necessita realizar  supervisão, execução, inspeção e controle de manutenção em sistemas de instalações elétricas de forma eficiente.

É preciso se preocupar com o outro, pois é uma profissão que vai lidar com atividades perigosas. Ser observador e atento a tudo a sua volta contribui para seu desempenho profissional.

O profissional interage com diversos departamentos fazendo a manutenção e a instalação de equipamentos. Por isso, gostar de trabalhar em equipe é fundamental para o desempenho de suas atividades.

Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo e solucionado algumas dúvidas sobre a carreira! Entre em contato com a gente para ter mais informações.

QUERO DESCOBRIR TUDO!

Leia também: O que é eletrotécnica?

Topics: Eletrotécnica

Descubra como um curso técnico pode tornar você um profissional de sucesso!
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!