Blog Escola Electra

Como um curso técnico contribui para a formação de seu filho?

Escrito por Escola Electra on 22-01-2018 9:00

O pensamento tradicional recomenda: após o Ensino Médio, faça uma faculdade. Será mesmo que esse é o caminho aconselhável para todo jovem? Será que apenas ao final do ensino médio deve-se começar a pensar no futuro profissional? O mercado de trabalho para cursos técnicos está aí para mostrar que não.

Ao cursar o Ensino Médio com Técnico, o jovem estudante já entra em contato com o mundo profissional e começa a pensar em sua carreira. Noções de responsabilidade e comprometimento, por exemplo, são desenvolvidas mais cedo, o que ajuda no amadurecimento.

Cursos-técnicos-2.jpg

Essas e muitas outras razões mostram as vantagens do curso técnico para a formação. Veja:

O que é o curso técnico?

O curso técnico é aquele voltado para a formação profissional essencialmente prática. Para cursar essa modalidade de ensino, é necessário já ter concluído o Ensino Médio (técnico pós-médio) ou estar cursando (médio integrado ao técnico).

É possível matricular-se em uma escola que oferece, ao mesmo tempo, o ensino médio concomitante ao ensino técnico, assim, não interferindo no aprendizado normal do estudante e nem em sua carga horária de aulas.

Por que o Ensino Técnico contribui para a formação do jovem?

Muitas são as vantagens de realizar o Ensino Médio com Técnico. São elas:

Ajuda a ingressar rapidamente no mercado

O tempo médio para conseguir um emprego, após a conclusão do curso técnico, é de um ano. Junto a isso, existem a rapidez para a própria conclusão do curso e a possibilidade de começá-lo ainda durante o Ensino Médio.

Dessa forma, o jovem pode ter uma profissão a partir dos 17 anos, iniciando mais rapidamente a sua carreira.

Desenvolve noções de responsabilidade

Pensar no futuro, lidar com dinheiro e ter, desde cedo, responsabilidades profissionais ajudam o jovem a amadurecer mais rápido. Tendo uma profissão, ele saberá o valor do dinheiro e o esforço necessário para consegui-lo.

Além disso, muitas matérias dadas no Ensino Técnico são complexas e exigem grande dedicação do aluno, aumentando seu nível de responsabilidade e comprometimento.

Ajuda na conquista da independência financeira

Com os bons salários proporcionados pela carreira técnica, seu filho conquista a independência financeira antes dos 20 anos de idade. O salário pode ser suficiente para que ele comece sua vida de jovem adulto e assuma algumas responsabilidades que, até então, eram suas.

A média salarial de profissional técnico em Segurança do Trabalho, por exemplo, é de R$ 1.946 em uma pequena empresa. Um ótimo começo, não acha?

Possibilita o início da carreira com segurança

O curso técnico é uma boa forma de começar a carreira, mas ela não para nesse estágio. O conhecimento prático de um técnico é valorizado pelas empresas, especialmente as indústrias. Dessa forma, é rápido alcançar cargos mais altos.

Tendo uma profissão, o jovem fica mais à vontade para definir os seus rumos profissionais, definindo entre a carreira como técnico ou o avanço com a universidade com mais tranquilidade.

Como visto, os cursos técnicos trazem vantagens para os jovens e suas famílias. A preocupação com o futuro profissional começa desde cedo, mas os frutos dessa escolha também!

Saiba tudo sobre os cursos técnicos em nosso e-book exclusivo sobre essa modalidade de ensino!

CLIQUE AQUI E ESCOLHA O SEU CURSO!

Escola Electra

Escrito por Escola Electra

Topics: Técnico, Curso Técnico

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!