Blog Escola Técnica Electra
Tudo sobre ensino técnico (ensino médio técnico, cursos técnicos e de qualificação) e o mercado de trabalho técnico no Rio de Janeiro.

Curso técnico é a porta de entrada para a faculdade!

O percurso do estudante até a conquista da independência financeira costuma ser grande. Depois do ensino fundamental, são 3 anos para completar o ensino básico e mais 5 para a conquista do diploma de nível superior. O investimento feito pelos pais é alto, embora o retorno possa ser lento.

E se dissermos para você que é possível pular algumas etapas e entrar mais rápido no mercado de trabalho? Os cursos técnicos são ótimas alternativas para aqueles que querem acelerar o ingresso no mundo profissional, conquistando rapidamente a estabilidade.

É possível sair do ensino médio com um emprego, já que o mercado de trabalho para quem faz curso técnico é amplo. E com o salário obtido, fica mais fácil pagar uma boa faculdade.

Neste artigo, explicaremos a você como investir de uma forma inteligente no futuro de seus filhos. Acompanhe!

porta de entrada.jpg

Entendendo o mercado de trabalho

Para muitos, passar no vestibular e conseguir um diploma é o primeiro passo para a conquista do sucesso profissional ainda cedo. No entanto, a realidade deixou de ser verdade diante das altas taxas de desemprego no país. Só em 2016, foram 900 mil novos bacharéis contra 3 milhões de novos brasileiros desempregados.

A baixa empregabilidade entre os recém formados acontece, principalmente, pela sua falta de bagagem profissional. Eles saem da faculdade com muitas expectativas, mas encontram um mercado saturado de profissionais e com alta concorrência. A existência ou não de experiência influencia na escolha do empregador, e conseguir o primeiro emprego se torna uma luta.

Pegando um atalho

É possível contornar isso iniciando a carreira antes mesmo de entrar na faculdade e aproveitando as grandes oportunidades que o mercado de trabalho para cursos técnicos oferece. O jovem pode escolher entre os diversos cursos de nível médio e técnico à sua disposição, como o de telecomunicações e segurança do trabalho, e cursá-los ao mesmo tempo em que frequenta as aulas tradicionais.

Como os mensalidades do curso técnico são inferiores às de uma faculdade, após a formação o profissional resgata o que foi investido, podendo recorrer a outros sonhos, como o ensino superior.

Curso técnico e faculdade: aliados para o sucesso profissional

Quando o profissional consegue ingressar no mercado, a faculdade lhe garante bons salários. Estudos mostram que quanto maior a formação, maior a remuneração. O problema está em ingressar nesse mercado.

O curso técnico e faculdade não são excludentes, pelo contrário. Enquanto a formação técnica dá o conhecimento necessário para o profissional adquirir experiência, dando-lhe mais empregabilidade, a faculdade garante maiores salários e progressão na carreira. Juntos, curso técnico e faculdade, garantem um excelente futuro.

Existem escolas de ensino médio no Rio de Janeiro que oferecem cursos técnicos na modalidade concomitante, onde o estudante frequenta ao mesmo tempo a educação tradicional e técnica. Isso permite ao aluno maior organização nos estudos e a rapidez em sua formação. Busque essas alternativas e converse com seus filhos sobre seu futuro profissional!

Curioso para saber mais sobre os cursos que aliam Ensino Médio com Técnico? Baixe o e-book Cursos Técnicos: por que investir neles!

QUERO DESCOBRIR TUDO!

Topics: Cursos Técnicos

Descubra como um curso técnico pode tornar você um profissional de sucesso!
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!