Blog Escola Técnica Electra
Tudo sobre ensino técnico (ensino médio técnico, cursos técnicos e de qualificação) e o mercado de trabalho técnico no Rio de Janeiro.

Curso técnico em mecatrônica: o que você vai aprender?

A mecatrônica já foi apontada por diversas pesquisas como uma das profissões do futuro.  Isso porque cabe a todos os que atuam na área – sejam engenheiros ou técnicos – a responsabilidade de contribuir para tornar possível a automação das atividades industriais.

Em outras palavras, o técnico em mecatrônica é o responsável por projetar e incorporar as novas tecnologias aos mais diversos equipamentos, com a finalidade de que os processos sejam executados com a máxima eficiência.

shutterstock_617148032.jpg

No post de hoje, você vai descobrir porque as portas de várias indústrias estão abertas para todos os que possuem a formação técnica necessária. Mas afinal, o que se aprende no curso técnico em mecatrônica?

O que faz um técnico em mecatrônica?

O técnico em mecatrônica é o encarregado de projetar e garantir o funcionamento dos chamados dispositivos inteligentes, que executam suas funções automaticamente e podem ser controlados por meio de comandos elétricos.

shutterstock_765330634.jpg

Para isso, ele alia, conhecimentos na área da Robótica, onde a mecânica, eletrônica e elétrica se fazem presentes – daí o nome – para criar os sistemas com diferentes complexidades: de equipamentos que operam de forma isolada aos softwares que detém o controle de outras máquinas e equipamentos, dispensando completamente a necessidade de intervenção humana.

Ainda como parte de suas atribuições, ele é responsável por oferecer suporte e treinamento aos profissionais que interajam direta ou indiretamente com as máquinas, sempre obedecendo aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos.

Que conteúdos são abordados?

Ao longo do curso, há uma mescla de disciplinas das áreas de engenharia, informática e eletroeletrônica. A Escola Técnica Electra é uma das opções para quem busca um curso técnico em mecatrônica no RJ.

Logo no primeiro módulo, os alunos irão aprender os conceitos fundamentais na área de Eletricidade e Eletrônica, bem como os princípios básicos da confecção de um desenho técnico.

Mais adiante, o estudante será apresentado as principais técnicas de programação, bem como receberá noções de inglês técnico, já que muitos dos comandos e manuais estão escritos neste idioma.

Ainda no decorrer do curso, os alunos vão entender a dinâmica do processo de fabricação de materiais. Citam-se ainda disciplinas como robótica, automação industrial, instalações e comandos elétricos.

Por que cursar ensino médio com técnico?

Cursar ensino médio com técnico é uma excelente alternativa para os jovens que buscam uma rápida inserção no mercado de trabalho. O setor elétrico é um dos que mais absorvem profissionais, mas, em contrapartida, eles devem apostar na qualificação.

Nesse contexto, além do currículo básico do Ensino Médio e sem relegar a preparação para o ENEM em segundo plano, o aluno aprende uma profissão, com professores com reconhecida capacidade técnica e experiência de mercado.

Isso significa que, ao terminar seu curso, você já terá a tão requisitada experiência pedida pelos empregadores.

Se você busca por cursos técnicos no RJ, faça-nos uma visita para conhecer melhor a nossa infraestrutura e filosofia. Para saber mais sobre o curso técnico em mecatrônica no RJ, baixe o e-book de curso!

QUERO DESCOBRIR TUDO!

Topics: Mecatrônica

Descubra como um curso técnico pode tornar você um profissional de sucesso!
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!