Blog Escola Electra

Curso técnico ou faculdade? Em qual investir?

Escrito por Gustavo Braga on 24-01-2018 9:00

Ser bem-sucedido na carreira é o sonho de muitos jovens, e maioria deles acredita que o primeiro passo para alcançá-lo é ingressar no ensino superior. Porém, o mercado de trabalho aponta em outras direções e traz como alternativa para a qualificação profissional os cursos técnicos.

Você sabe o que são cursos técnicos e as vantagens dessa modalidade quando comparada à faculdade? A hora de pensar no futuro é agora, estudante! Veja aqui informações para você fazer a melhor escolha:

O que é o ensino técnico?

Cursos técnicos são uma modalidade de ensino no qual o jovem aprende uma determinada profissão e adquire o diploma de técnico de nível médio. Esses cursos têm como características principais a curta duração e a possibilidade de cursar durante o ensino médio (é o caso do curso técnico integrado ao ensino médio) ou após ele (curso técnico pós médio).

tecnico ou faculdade.jpg

As vantagens do ensino médio com técnico

A principal vantagem do ensino técnico é a facilidade de entrada no mercado de trabalho. Caso realize a matrícula em uma escola técnica ainda no primeiro ano de ensino médio, você se formará bem cedo. Alguns alunos já saem, aos 18 anos, com um emprego garantido, após realizarem o estágio. Com isso, você não espera mais 4 ou 5 anos de curso superior para conquistar a independência financeira.

Além disso, os conhecimentos adquiridos no curso técnico são voltados para prática, ao contrário de muitos cursos de ensino superior. Isso faz com que esses profissionais sejam valorizados no mercado.

Realizando a melhor escolha

Apesar das inúmeras vantagens do curso técnico integrado ao Ensino Médio, você deve analisar as suas necessidades. Essas perguntas podem direcioná-lo para a melhor escolha profissional:

Tenho pressa para entrar no mercado?

Como dissemos, a rapidez de ingresso no mundo profissional é a principal vantagem do Ensino Técnico. Se essa for sua prioridade, um curso técnico trará bom e rápido retorno ao seu investimento.  Por outro lado, se tem uma profissão em mente e pode esperar até a conquista da estabilidade financeira, não há impedimentos de cursar uma faculdade.

Tenho condições de pagar uma boa faculdade?

Uma boa faculdade pode custar até noventa mil reais após os 5 anos de investimento. Se o pagamento for feito através de financiamento, esse valor é acrescido dos juros que, nesse caso, podem chegar a até 15 mil reais, dependendo da instituição financeira.

Alguns alunos optam por faculdades mais baratas, apenas para realizar o sonho de ter o diploma, mas, melhor do que uma faculdade sem reconhecimento, é a garantia de retorno do investimento. Se for seu desejo ter ensino superior, pode ser uma boa opção recorrer ao técnico, iniciar uma profissão e pagar mais confortavelmente as mensalidades de uma faculdade de qualidade.

Tenho interesse em construir uma carreira acadêmica?

O curso superior oferece ao estudante contato com pesquisas acadêmicas e desenvolvimentos de projetos que o curso técnico pode não oferecer. Caso você deseje tornar-se um professor e desenvolver uma carreira acadêmica, estar nesse espaço será fundamental, sendo a faculdade uma boa escolha.

A escolha pela faculdade ou pelo curso técnico dependem da necessidade do aluno e da sua urgência em ter uma renda e desenvolver sua carreira. O investimento em uma faculdade costuma ser grande e de longo prazo, por isso, vale a pena ficar de olho em outras alternativas para os estudos.

Ajude outras pessoas a entender as vantagens e desvantagens de cursar uma faculdade ou curso técnico. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

CLIQUE AQUI E ESCOLHA O SEU CURSO!

Gustavo Braga

Escrito por Gustavo Braga

Topics: Ensino Médio Técnico, Curso Técnico

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!