Blog Escola Electra

Eletrônica: qual o futuro da profissão?

Escrito por Márcio Cardia on 23-01-2018 9:00

A profissão de técnico em Eletrônica vem passando por transformações nos últimos anos. Se antes o profissional tinha como principal área de atuação o ramo de reparação de equipamentos, hoje essa área dá lugar às atividades ligadas à automação e à criação de novas soluções tecnológicas.

eletrônica.jpg

A figura do técnico em Eletrônica autônomo vem, aos poucos, sendo substituída pelo profissional que trabalha em grandes indústrias e empresas que projetam equipamentos eletrônicos. Diante disso, o estudante precisa conhecer todas as possibilidades antes de ingressar em uma Escola Técnica.  Existem muitos cursos de Eletrônica no Rio de Janeiro, mas o escolhido deve estar atualizado com essa nova fase do mercado. Saiba mais:

As empresas de automação

As empresas de automação são aquelas preocupadas com o desenvolvimento de soluções para melhorar a produção industrial, por meio de tecnologias que aumentam a produtividade e facilitam o trabalho humano.

Para aproveitar esse espaço no mercado,o estudante deve procurar um curso de Eletrônica que tenha ênfase na área industrial.

O ramo automotivo

O ramo automotivo é o que melhor paga aos profissionais de Eletrônica, segundo o Guia de Profissões e Salários da empresa Catho, e a perspectiva de valorização profissional se mantém no futuro.

É interessante notar que o ramo vai muito além das montadoras. O técnico em Eletrônica trabalha em empresas que fornecem componentes eletrônicos, em fabricantes e mesmo em oficinas e empresas que realizam inspeção de veículos.

As Smart cities

As Smart cities, cidades inteligentes que utilizam recursos tecnológicos para otimizar e integrar vários aspectos da vida humana, já são uma realidade. Informação, comunicação e tecnologia são os princípios básicos dessas cidades, que prometem ser o futuro da urbanização.

O papel dos profissionais da Eletrônica será no desenvolvimento e manipulação de de circuitos eletrônicos, atuando lado a lado de outros profissionais como engenheiros e urbanistas. Para atuar nesse segmento, o técnico deverá aprofundar seus conhecimentos e pesquisar bastante sobre a área.

A nanoeletrônica

A nanoeletrônica refere-se a aplicação da nanotecnologia, manipulação de matérias bem pequenas, aos componentes eletrônicos. O conhecimento ainda não faz parte do estrutura curricular dos cursos técnicos em Eletrônica, pela novidade que traz, mas é uma área promissora para esse profissional.

Ao longo do curso de Eletrônica, é recomendável que o estudante desenvolva pesquisas e busque entender a área. A experiência que o curso proporciona, junto com a continuidade nos estudos, tornará o profissional mais apto a atuar nesse próspero segmento.

Não são todas escolas técnicas no Rio de Janeiro que estão atentas ao futuro da Eletrônica. É preciso que o estudante busque mais informações sobre a instituição de ensino e também entenda que a especialização nesses segmentos dependerá, principalmente, de sua disposição para aprender e seguir os estudos.

Saiba mais sobre o curso técnico em Eletrônica! Veja em nosso site informações sobre a  grade curricular, a carga horária e o que mercado de trabalho reserva para essa carreira.

Clique aqui e faça agora o download do seu e-book!

Márcio Cardia

Escrito por Márcio Cardia

Topics: Eletrotécnica, Eletrônica

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!