Blog Escola Electra

Estágio é para aprender ou trabalhar?

Escrito por Gustavo Braga on 29-01-2018 9:00

Se você concluiu o ensino fundamental e cursa o ensino médio com o técnico já deve ter sonhado com aquele importante estágio, não é verdade? Mas, você já parou para pensar para que serve esse período que todo estudante deve passar na vida?

No artigo de hoje, você vai esclarecer suas dúvidas sobre o estágio. Será que essa experiência  - que todo estudante que faz um curso técnico integrado ao ensino médio deve ter - é para aprender ou trabalhar? Ficou interessado no assunto? Então, preste muita atenção em nosso post!

Estágio

Qual é a importância do estágio?

Em muitas carreiras, o estágio é importante para a conclusão do curso e até a obtenção do diploma. Ele serve para cumprir com a grade curricular, auxiliar o estudante nos custos do curso e até garantir uma vaga no mercado de trabalho. No entanto, o estágio serve para aprender tudo que puder sobre a profissão e aperfeiçoar a carreira.

Algumas empresas até preferem  contratar estagiários para treiná-los. E muitas delas dão oportunidades para seus aprendizes depois de formados. Isso acontece porque o mercado necessita de profissionais preparados e nada melhor que você aprender dentro da empresa que deseja trabalhar um dia, não é verdade?

Quando começar a estagiar?

Quanto mais cedo começar o estágio, melhor! Dependendo do curso técnico, faça a opção para estagiar logo no 2º ano ou 3º período. É bom que você se acostume com o ambiente da empresa e a maneira como que as pessoas trabalham em equipe. Afinal, quando você estiver pronto para exercer sua profissão, se sentirá mais seguro.

Quais as razões para participar de um programa de estágio?

1. Ele proporciona o conhecimento empresarial

O estágio serve para você conhecer a empresa e aprender como ela funciona na prática. Você vai entender como são os processos de trabalho e até mesmo o comportamento dos profissionais, como eles se comportam dentro do ambiente empresarial. Na empresa, você terá que ter uma postura ainda mais séria que a sala de aula.

2. Ele oferece  experiência profissional

Aproveite o estágio para colocar em prática tudo que aprendeu no curso técnico. A experiência fará com que você viva situações que testarão sua capacidade de resolver problemas e desenvolver habilidades, até mesmo aquelas que nunca imaginou ter. O estágio possibilita que você aprenda além da escola.

3. Ele ensina a trabalhar

Com o estágio, você aprende a trabalhar. A experiência serve como base para que tenha uma efetivação naquela empresa ou experiência para entrar no mercado de trabalho. Por isso, você deve aproveitar tudo que puder dessa experiência, pois o estágio será importante para a construção do seu perfil profissional.

4. Ele ajuda a conhecer pessoas

Quando você atua como estagiário em uma determinada empresa, você conhece pessoas, aprende as funções dos departamentos e enriquece seu currículo profissional com as amizades. Isso é essencial para sua carreira, pois uma boa rede de contatos será importante para você receber indicações.

5. Ele abre as portas para o primeiro emprego

Já dissemos por aqui que muitas empresas que têm programas de estágio, pensam em contratar os estudantes que se destacam. Por isso, você tem que levar essa experiência a sério e dedicar-se de verdade. A dedicação é a principal característica que as empresas buscam em seus colaboradores.

Agora que você já sabe que o estágio é o momento de aprender e tirar todas suas dúvidas em relação ao trabalho, terá mais confiança quando chegar sua hora de passar pela experiência, não é verdade? Quando estagiar, tenha responsabilidade e se comprometa com a empresa. Dessa maneira, você conquistará seu primeiro emprego!

Tem mais alguma dúvida sobre o estágio? Escreva para gente nos comentários!

QUERO DESCOBRIR TUDO!

Gustavo Braga

Escrito por Gustavo Braga

Topics: Técnico, Estágio

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!