Blog Escola Electra

O que foi e o que será o PRONATEC para o desenvolvimento do Brasil

Escrito por Márcio Cardia on 09-06-2017 10:43

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) teve como objetivo alavancar a qualificação profissional. Criado em 2011 pelo Governo Federal, levando para o interior do país, de forma a democratizar este tipo de ensino a todos que necessitam em espaço de tempo curto, se aperfeiçoar e entrar para o Mercado de Trabalho.

A forma mais rápida de expansão foi a parceria com Instituições privadas, além das públicas e desta forma a possibilidade de profissionalizar um número grande de alunos.

O programa em si é excelente, mas diante da crise, a partir de 2014 houve uma redução drástica no número de vagas oferecidas e muitas instituições que apostaram no PRONATEC e investiram, acabaram fechando por falta de alunos.

Este ano de 2017 o Governo lançou o Médio Técnico, onde alunos da Escola Pública fazem o Ensino Médio na escola de origem e escolhem uma escola técnica para estudarem o Curso Técnico. Porém, o número de vagas por município foi muito reduzido nos grandes centros sendo priorizado o interior do país. Ainda são pouco mais de 500 municípios que estão participando do Pronatec.

Este programa oferece ao aluno além das passagens de
deslocamento, a alimentação e assim ajuda para que os alunos consigam concluir a Educação Profissional. O futuro do país passa pela educação técnica.

Investir na Educação deve ser prioridade sempre.

Márcio Cardia

Escrito por Márcio Cardia

Topics: Educação, Ensino Médio Técnico, Profissionalizante, Técnico

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!