Blog Escola Electra

O mercado e a aceitação dos cursos técnicos

Escrito por Gustavo Braga on 24-07-2017 9:56

curso técnico

Entrar para o mercado de trabalho sempre é um desafio. Ainda mais para jovens ainda sem experiência e que acabaram de sair do Ensino Médio. Conseguir uma oportunidade sem qualificação ou vivência no cargo pretendido é quase impossível, mas vamos combinar que se a pessoa não começar logo, a tão almejada experiência também nunca vem.

Por outro lado, a maioria dos jovens que terminam o Ensino Médio querem, na sequência, entrar na universidade. Mas sem trabalho e com o alto custo dos cursinhos e da faculdade, como continuar os estudos? Uma alternativa para sair dessa situação é investir nos cursos técnicos. São cursos mais rápidos que uma graduação (normalmente de um a dois anos), muito mais acessíveis financeiramente e, o melhor, qualificam o aluno para uma profissão.

Vantagens do curso técnico

Como o curso técnico prepara o aluno para uma profissão, ele pode servir de ponte tanto para o mercado de trabalho quanto para a graduação. 80% dos estudantes de cursos técnicos conseguem uma rápida colocação profissional, com salários bastante atrativos se comparados a quem fez apenas o Ensino Médio.

Em determinadas áreas, como mecânica ou mecatrônica, o técnico tem mais chances de conseguir um emprego rapidamente do que um bacharel, já que ele recebe um aprendizado focado na prática, em pouco tempo, enquanto o estudante de ensino superior tem, em sua grade, disciplinas complementares, nem sempre ajustadas às reais necessidades do mercado.

Para quem já está estabelecido na carreira, um curso técnico pode aumentar o salário em até 24% e ainda gerar oportunidades para alcançar novos cargos. A maioria das empresas prefere promover um colaborador que já está alinhado à cultura organizacional do que buscar um novo profissional no mercado. Mas, para garantir seu crescimento, é preciso investir na carreira!

Foco no conhecimento

Nos cursos técnicos, o estágio acontece durante o curso e quando termina o aluno já está preparado para assumir um cargo pleno. Isso porque são cursos focados, ou seja, proporcionam todo o conhecimento necessário na área escolhida. A parte técnica e prática é abordada ao longo de todo o curso, do início ao fim.

Mas para escolher seu curso você precisa saber qual a área que você mais se identifica. Existem muitos cursos técnicos em alta e a tendência é serem cada vez mais valorizados, principalmente por causa do momento que nossa economia está passando. Os cursos profissionalizantes do Rio de Janeiro, por exemplo, são muito procurados.

Cursos técnicos em alta no Rio de Janeiro

Cursos como Eletrônica, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho estão entre os mais cotados no município. Isso porque não param de crescer cursos técnicos no Rio de Janeiro e a garotada está se conscientizando cada vez mais da importância de uma qualificação.

A Escola Electra trabalha com alguns cursos técnicos no Rio de Janeiro, entre eles, os citados acima. Mas também tem outros cursos, como Telecomunicações, Edificações, Mecatrônica e Petróleo e Gás. Hoje em dia, estar preparado para o mercado de trabalho é muito importante.

Cabe a cada um entender qual a sua vocação e escolher um curso que atenda suas aspirações, pois disso depende o futuro de todo jovem que deseja crescer profissionalmente. Isso precisa ser decidido o mais cedo possível, o tempo não espera por ninguém.

Convencido de que um curso técnico pode ser o melhor para você? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades!

Guia_do_vestibular

Veja também: Carreira: como conciliar estudos e trabalho 

Gustavo Braga

Escrito por Gustavo Braga

Topics: carreira e profissão

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!