Blog Escola Técnica Electra
Tudo sobre ensino técnico (ensino médio técnico, cursos técnicos e de qualificação) e o mercado de trabalho técnico no Rio de Janeiro.

O que é eletrotécnica?

eletrotécnica

Você tem facilidade com matemática, gosta de entender como as coisas funcionam e propor novas soluções para aumentar a eficiência de alguns processos? Confira neste post o que é eletrotécnica e como esse pode ser o curso que você está buscando!

Ensino médio com técnico: amplie suas oportunidades profissionais e se destaque no mercado de trabalho

Investir em sua formação educacional é o primeiro passo em direção a um futuro profissional bem-sucedido. O mercado de trabalho pede por pessoas com qualificação e uma escola técnica em Nova Iguaçu pode te ajudar a conseguir uma colocação mais rápido.

De acordo com o Censo da Educação de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de matrículas em cursos de ensino médio com técnico aumentou em 11%, sendo que mais de 70% das pessoas que fazem cursos técnicos de nível médio conseguem emprego nos primeiros 12 meses após o término do curso.

Isso significa que o mercado de trabalho reconhece esse tipo de formação como válida e incorpora rapidamente os estudantes dessa modalidade de ensino. Em outras palavras, fica mais fácil conseguir um emprego com um curso técnico.

Em um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014, mais da metade dos concluintes desse tipo de curso já haviam trabalhado em sua área de formação. Essas pessoas ainda afirmam que o conteúdo aprendido no ensino médio com técnico foi fundamental para conseguir um emprego (48,2%). Além disso, o diploma as diferenciou no mercado de trabalho (28%).

Que tal conhecer uma das possibilidades de curso?

O que é Eletrotécnica?

Eletrotécnica é um curso técnico com ênfase em automação industrial. Você aprende a construir, montar, colocar em funcionamento e fazer a manutenção de diversos tipos de instalações elétricas. Também ensina-se a comercializar produtos e serviços, além de estratégias de gestão de equipes que usem equipamentos relativos a essa área.

Com duração de 12 a 18 meses, o curso técnico de Eletrotécnica combina aulas teóricas com aulas práticas. Dessa forma, o ensino fica mais dinâmico e você coloca em prática o que aprendeu. Isso ajuda você a fixar as informações com mais facilidade e já chegar preparado para os desafios que o mercado de trabalho apresenta.

Ao final do curso, você obtém um diploma de Técnico em Eletrotécnica, sendo plenamente capaz de atuar em empresas do setor de automação e máquinas, incluindo a programação de Controladores Lógicos Programáveis.

Mercado de trabalho para quem faz Eletrotécnica

Uma pesquisa realizada pela Consultoria ManpowerGroup listou Eletrotécnica como o 7º curso técnico mais promissor em uma lista de 10. O destaque do curso técnico em eletrotécnica está na hora de disputar vagas em empresas nacionais e multinacionais, que demandam muitos profissionais nessa área.

A remuneração média mensal para o Técnico em Eletrotécnica é de R$ 2.494. A Região Norte é a que melhor paga esses profissionais, seguida da Região Sudeste e Sul.

QUERO DESCOBRIR TUDO!

Leia também: O mercado e a aceitação dos cursos técnicos

Topics: Eletrotécnica

Descubra como um curso técnico pode tornar você um profissional de sucesso!
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!