Blog Escola Técnica Electra
Tudo sobre ensino técnico (ensino médio técnico, cursos técnicos e de qualificação) e o mercado de trabalho técnico no Rio de Janeiro.

O que se estuda no curso técnico em eletrônica?

curso técnico em eletrônica

Ao concluir o Ensino Fundamental, os jovens já começam a refletir sobre seus futuros profissionais. Para quem quer garantir uma formação valorizada e uma vaga rápida no mercado de trabalho, o curso técnico em eletrônica é um ótima opção.

Na Finlândia, país com a melhor educação do mundo, 80% dos estudantes que concluem o Ensino Médio decidem fazer um curso técnico, e não uma faculdade. Quem faz o técnico ainda durante o Ensino Médio está saindo na frente, entrará mais rápido no mercado de trabalho e terá uma profissão mais cedo. Caso deseje cursar a graduação, já terá conhecimentos e experiência na área.

Neste texto, vamos explicar o é estudado no curso técnico em eletrônica, no que o profissional trabalha e como funciona o Ensino Médio com técnico. Leia para saber mais e tomar uma decisão acertada para seu futuro!

Como é o curso técnico em eletrônica

Com duração média entre 12 e 18 meses, o curso técnico em eletrônica tem disciplinas teóricas e práticas. Por isso, boa parte do ensino ocorre em laboratórios.

Entre as matérias estudadas estão telecomunicações, eletricidade, desenho técnico e automação industrial, por exemplo. O aluno aprende a desenvolver projetos e adquire conhecimento sobre eletrônica geral e industrial, motores e máquinas.

Algumas escolas técnicas no RJ, como a Electra, dão ênfase na área industrial. O objetivo é que o aluno esteja bem preparado para trabalhar em indústrias, que possuem equipamentos mais complexos e são grandes empregadoras. Dessa forma, o técnico também será capaz de efetuar manutenções e consertos em máquinas e aparelhos industriais.

Antes de se matricular, é importante verificar se a instituição de ensino tem a estrutura necessária para as aulas práticas e se conta com professores experientes. Ao concluir o curso de eletrônica, o formando recebe um certificado de técnico, que é a melhor forma de garantir que ele conseguirá trabalhar na área em pouco tempo.

Mercado de trabalho

Um bom curso técnico é o primeiro passo para a entrada no mercado de trabalho. Os cursos de eletrônica no RJ oferecem conhecimentos aprofundados, preparando o aluno para trabalhar com diversos tipos de equipamentos e máquinas.

Muitas marcas de eletroeletrônicos tem redes autorizadas de assistência técnica no Rio de Janeiro. Empresas como Samsung, Panasonic, Sony, LG e outras similares empregam técnicos em eletrônica com bons salários, especialmente no caso de profissionais capazes de acompanhar a evolução tecnológica facilmente.

O técnico pode ser projetista em empresas de telecomunicações, informática, automação industrial e energia elétrica. Para profissionais que souberem trabalhar com equipamentos de alta tecnologia, como smartphones e tablets, é possível encontrar emprego em empresas conceituadas.

Além disso, o técnico em eletrônica pode optar por trabalhar de forma autônoma. Atendendo a domicílio ou criando sua própria empresa, o profissional pode fazer manutenções e consertos ou montar equipamentos eletrônicos sob encomenda. Também é possível prestar consultoria à empresas.

Ensino médio com técnico

No Ensino Médio com técnico, o ensino é concomitante. Isso quer dizer que as matérias profissionalizantes do curso técnico são agregadas ao currículo normal do Ensino Médio. Na maior parte das escolas, como na Electra, os estudantes do Ensino Médio com técnico são preparados para prestar o Enem, de forma que também tenham condições de cursar uma graduação.

Um curso de eletrônica no RJ pode ser frequentado por alunos de Ensino Médio ou por pessoas que já se formaram. No caso de instituições que oferecem o Ensino Médio com técnico, a vantagem é já sair da escola com uma profissão.

QUERO DESCOBRIR TUDO!

Leia também: Carreira: como conciliar estudos e trabalho

Topics: Eletrônica

Descubra como um curso técnico pode tornar você um profissional de sucesso!
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!