Blog Escola Electra

Quais são as opções para quem quer fazer Ensino Médio com Técnico?

Escrito por Escola Electra on 23-11-2017 16:06

O Ensino Médio com Técnico tem demonstrado ser a melhor opção para os jovens brasileiros. Há alguns anos, apenas a graduação já garantia uma boa posição no mercado de trabalho. Atualmente, as exigências são muito maiores e quem não prestar atenção a este cenário enfrentará dificuldades.

Os alunos passam mais tempo na universidade e precisam de um currículo repleto de especializações, atividades complementares e conhecimentos práticos para destacar-se. O Ensino Médio com Técnico oferece um atalho para o jovem iniciar a carreira mais cedo e ser mais bem-sucedido.

Uma pesquisa do Senai apontou que profissionais com formação técnica têm salários maiores do que aqueles que possuem apenas Ensino Médio regular. A diferença varia entre 15% e 22% a mais na renda de quem possui o curso adicional, além de serem preferência nas contratações.

Saiba como aliar Ensino Médio com Técnico e valorizar seu currículo desde já!

escolas de ensino médio no rio de janeiro

Como posso aliar Ensino Médio com Técnico?

Há três modalidades de ensino que permitem ao aluno de nível médio incrementar sua formação com o curso técnico. A primeira é a forma integrada, na qual o aluno que ainda vai iniciar o Ensino Médio opta por uma escola com curso técnico incluso.

Nesta modalidade, a carga horária do ensino regular é elevada para incluir as disciplinas técnicas e práticas profissionalizantes. Quando concluir o curso, o aluno recebe tanto o diploma de Ensino Médio quanto um certificado de formação profissional.

A segunda opção é denominada concomitante, na qual o estudante realiza o Ensino Médio com Técnico ao mesmo tempo, mas sem mesclar os dois cursos. Neste caso, o estudante pode fazer o Ensino Médio regular pela manhã, por exemplo, e no contraturno um curso Técnico.

As duas formações também não precisam necessariamente acontecer na mesma instituição. E, uma última opção, é a modalidade subsequente, voltada a estudantes que já concluíram o Ensino Médio regular e querem uma formação profissional antes de iniciar a graduação.

O estudante fará apenas o curso Técnico, no caso da modalidade subsequente e que tem duração aproximada de um ano, aumenta desta forma suas chances no mercado do trabalho. O aluno adquire apoio financeiro para custear a faculdade, além de ter mais tempo e informação para decidir com certeza qual profissão deseja seguir.

escolas de ensino médio no rio de janeiro

Em qual curso técnico devo investir?

Os cursos técnicos geralmente estão bem atualizados com as necessidades do mercado, oferecendo as opções mais vantajosas do momento. Na dúvida, o setor de tecnologia é um dos que está constantemente aquecido e costuma ser bastante receptivo com os jovens.

O curso técnico em Eletrônica é uma opção promissora. Essa área concentra as carreiras mais bem pagas de nível médio com salários que giram em torno dos R$ 3.800. Algumas opções de atuação são como Projetista Mecânico, Inspetor e Controle de Qualidade de Equipamentos.

Eletrotécnica e Mecatrônica também oferecem boas oportunidades. O mais importante, no entanto, é que o aluno escolha um curso reconhecido pelo MEC para garantir a qualidade de sua formação. No mercado, competência, experiência e ter o perfil de um profissional dedicados são fatores decisivos.

Como escolher uma boa escola de Ensino Médio com Técnico?

Como você já viu, ter o reconhecimento do MEC, oferecer opções de curso atuais e atender às principais demandas do mercado são fatores importantes. Contudo, uma boa escola de Ensino Médio com Técnico deve oferecer também uma infraestrutura de qualidade.

Dessa forma, o aluno desenvolve as habilidades técnicas na área em que escolheu profissionalizar-se e já chega no mercado pronto para iniciar as atividades. Além disso, instituições com experiência e credibilidade geralmente tem empresas parceiras.

Nelas, o aluno tem os primeiros contatos com o mercado de trabalho em um ambiente colaborativo de ensino e desenvolvimento. Pode conseguir estágios para incorporar uma experiência prática no currículo e, muitas vezes, garantir uma colocação no mercado antes mesmo da formação estar concluída.

A Escola Técnica Electra já formou mais de 70 mil profissionais em seus quase 80 anos de experiência no mercado. Seus cursos, reconhecidos por diversos órgãos de educação e profissionais, colocam-na entre as melhores escolas de ensino médio no Rio de Janeiro.

Guia_do_vestibular

Leia também: Curso técnico integrado ao ensino médio: vale a pena fazer?

Escola Electra

Escrito por Escola Electra

Topics: Ensino Médio Técnico

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!