Blog Escola Electra

Técnico em telecomunicações: como se dar bem nessa carreira?

Escrito por Escola Electra on 25-01-2018 9:00

A necessidade crescente de uma comunicação rápida e eficaz torna o técnico em Telecomunicações bastante requisitado por indústrias e, principalmente, por empresas prestadoras de serviços na área. Mas não basta o diploma para ter sucesso na carreira em Telecomunicações. Esse profissional deve desenvolver competências para lidar com novas tecnologias e investir em sua formação.

Desde a formação em uma escola técnica, o estudante deve estar atento ao mercado, pois é nesse momento em que a carreira começa a ser construída. Saiba nesse artigo quais habilidades que farão de você um ótimo profissional da área:

Escolha bem a área de atuação

Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações, o setor gera milhares de empregos qualificados por ano e este padrão mantém-se estável desde 2012. Isso significa que, mesmo que você tenha ingressado agora no curso técnico ou ainda vá ingressar, encontrará um mercado de portas abertas para um profissional qualificado.

Ainda de acordo com a pesquisa, as áreas que mais empregam o técnico em telecomunicações são o setor de serviços (prestadoras de serviço de telefonia, por exemplo), empresas de call center e indústrias. Assim, o futuro profissional deve desenvolver conhecimentos ligados a esses setores, como suporte técnico, montagem e instalação de equipamentos.

telecomunicações.jpg

Tenha conhecimentos das novas áreas

A área de tecnologia muda com frequência, dessa forma, é obrigação do profissional manter-se atualizado. Um exemplo desses conhecimentos indispensáveis na carreira em telecomunicações é a de informática à distância (telemática), responsável por você ter em casa aquela internet de banda larga transmitida por meio da fibra óptica.

A TV digital é outro segmento que impacta não só nos lares, mas nas carreiras dos técnicos. No curso técnico em telecomunicações você aprenderá esse, e outros, conceitos, mas é importante ir além da sala de aula, buscar cursos de aperfeiçoamento e atentar-se (mesmo que, de início, como consumidor) às mudanças da área.

Invista no inglês

Por fim, a dica que é sempre dada aos profissionais de todas as área, mas que, para quem está construindo uma carreira em telecomunicações, torna-se ainda mais necessária. No dia a dia o profissional precisa interpretar manuais técnicos, elaborar relatórios e lidar com softwares estrangeiros. O conhecimento do inglês técnico é fundamental para a execução dessas atividades.

Não precisa desesperar-se para ficar fluente na língua. O ideal é que você desenvolva a habilidade de leitura e escrita e, em especial, saiba os jargões específicos da sua área — o chamado inglês instrumental.

Para o técnico em Telecomunicações, uma série de conhecimentos técnicos são fundamentais para desenvolver uma carreira sólida e de reconhecimento no mercado. Além disso, é preciso ficar atento às oportunidades e investir naquelas áreas que parecem ter perspectivas de crescimento.

Converse com professores e profissionais da área: eles lhe darão indicações de como crescer profissionalmente e de quais empresas, em sua cidade, oferecem as maiores oportunidades.

Esperamos ter lhe ajudado a encontrar o melhor caminho para trilhar a sua carreira profissional. Agora só falta sua inscrição!

Conheça o curso Técnico em Telecomunicações

Escola Electra

Escrito por Escola Electra

Topics: Telecomunicações, Curso Técnico

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!