Blog Escola Técnica Electra
Tudo sobre ensino técnico (ensino médio técnico, cursos técnicos e de qualificação) e o mercado de trabalho técnico no Rio de Janeiro.

Telecomunicações: um mundo de oportunidades espera por você!

curso técnico em telecomunicações

O mercado para profissionais da área de telecomunicações cresce bastante a cada ano. Para você ter uma ideia desse crescimento, em 2016, as empresas investiram cerca R$ 28 bilhões em serviços, em melhoria da cobertura dos sinais, expansão e modernização da infraestrutura.

Os sistemas de telecomunicações estão ligados diretamente à tecnologia, que é uma das áreas que mais garantem emprego aos profissionais do Brasil e do mundo. A porta de entrada para muitos especialistas em telecomunicações são os cursos técnicos. Entenda um pouco mais sobre eles e como estão as oportunidades de trabalho para essa carreira!


Como se capacitar em telecomunicações

Os cursos técnicos são opções de estudo que têm grande destaque no mercado de trabalho, pois oferecem habilidades bastante práticas. Além de serem cursos mais rápidos que os de graduação, eles conferem ao estudante o conhecimento necessário para conquistar uma profissão antes mesmo dos 18 anos.

 

O curso dura cerca de um ano  e o aluno desenvolve habilidades que envolvem o manuseio de aparelhos eletrônicos, como conceitos fundamentais de Eletrônica, Informática, Física e Matemática. Além disso, aprende sobre TV e ondas, cálculo, telefonia, eletricidade, propagação e antenas e lógica de programação.

 

Também adquire conhecimentos de como funcionam as transmissões de dados em sistemas de informação, como são organizados os dados, detalhes sobre telefonia e suporte técnico, automação, desenho técnico, telemática, entre outros assuntos relevantes para a área.

 

O técnico em telecomunicações é responsável por atividades como a manutenção da qualidade do sinal, ajustes em aparelhos eletrônicos, instalação de aparelhos em residências e empresas, troca de cabeamentos e planejamento de novos sistemas.

 

Essas competências podem ser adquiridas no Ensino Médio concomitante ao curso Técnico ou então na modalidade pós-médio, onde o aluno já concluiu o Ensino Médio e está em busca de uma formação direcionada ao mercado de trabalho.

 

Oportunidades na área de telecomunicações

 

É um mercado de trabalho com grande variedade de oportunidades e também com muitas vagas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a área de telecomunicações gerou milhares de empregos em 2017.

 

As oportunidades são oferecidas por empresas operadoras de telefonia, provedores de internet, assistências técnicas, fabricantes de equipamentos, emissoras de rádio e TV. Há aquelas que realizam projetos e planejamento de instalação de sistemas de telecomunicações também.

 

Atuação e habilidades necessárias para atuar com telecomunicações

 

Quem tem interesse na área de telecomunicação precisa ter habilidade manual, ser um bom observador, gostar de planejamento, além de se interessar por tecnologia.

Os profissionais podem atuar como técnicos onde existem equipamentos e necessidade de transmitir informação por meio de ondas de rádio, televisão a cabo ou digital, cabos de fibra óptica, sinal de telefonia móvel, entre outros.

As empresas que mais empregam são as prestadoras de serviço, que efetuam todas as tarefas de manutenção e gerenciamento. Além disso, pode trabalhar com  radiodifusão, indústrias de telecomunicações, agências reguladoras e provedores de internet e laboratórios de desenvolvimento e pesquisa.

Trabalham com planejamento de telecomunicações, implantação de telecomunicações e operação de sistemas de telecomunicações e manutenção de sistemas de telecomunicações. O profissional também pode seguir o seu caminho do empreendedorismo e optar por montar o próprio negócio, oferecendo serviços terceirizados.

As opções são muitas, portanto, não espere mais! Faça sua inscrição na Escola Técnica Electra e aproveite as oportunidades!

QUERO DESCOBRIR TUDO!

 

Topics: Telecomunicações

Descubra como um curso técnico pode tornar você um profissional de sucesso!
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!