Blog Escola Electra

Curso técnico integrado ao ensino médio: vale a pena fazer?

Escrito por Gustavo Braga on 26-10-2017 11:00

ensino médio com técnico

Quem está para entrar no ensino médio tem como opção fazer um curso técnico integrado ao médio. Isso significa que enquanto estuda para concluir mais uma etapa da sua vida, você também terá se profissionalizado, de acordo com o curso técnico escolhido. Mesmo com essa grande vantagem, é comum bater aquela dúvida: mas vale mesmo a pena?

Reunimos aqui algumas informações para você mesmo responder a essa pergunta. Continue a leitura e descubra!

Preparado para o mercado de trabalho

Enquanto muitos alunos são inseridos no mercado de trabalho apenas a partir da faculdade, ou ainda só quando se formam, esse cenário é bem diferente para quem faz um curso técnico integrado ao ensino médio. Isso porque, com a necessidade de fazer um estágio para a conclusão do curso, o estudante começa a ter experiência em sua área ainda que adolescente.

Ou seja, ao concluir o ensino médio, até mesmo antes dos 18 anos, ele já está em vantagem daqueles que fizeram apenas o curso tradicional. Além de já ter uma profissão, que pode ser potencializada na graduação, conta com um currículo mais atraente, destacando-se no mercado.

Plano de Carreira

Se você é daqueles que gosta de se preparar, visualizar, por exemplo, como quer que sua carreira esteja em dez anos, pode muito bem fazer esse planejamento considerando o curso técnico em seus planos.

Vamos supor que você já tenha escolhido que profissão quer seguir e ela seja Engenharia Elétrica. É possível fazer o ensino médio concomitante ao de eletrotécnica, adiantando-se em conhecimento e prática e munindo-se de mais competências e habilidades para construir sua carreira de sucesso.

Descobrir se a profissão que você sempre quis é mesmo a sua praia

Como dito, dependendo da profissão que você deseja seguir, é possível começar a praticá-la já durante o técnico. Você vai vivenciar a rotina dessa carreira e sentir um gostinho de como funciona esse mercado de trabalho.

É uma grande vantagem poder experimentar e descobrir isso durante o ensino médio, permitindo que você escolha outro curso quando for entrar para a faculdade. Imagine ter que começar uma graduação para descobrir isso?

Dedicação dobrada = melhor resultado

É verdade que você vai passar mais horas na escola e estudar mais do que se fizesse apenas o ensino médio, mas esse é um grande diferencial. Você tem acesso a mais conhecimento, a mais professores e a aprofundamento de matérias que vão fazer a diferença quando chegar o momento de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou demais vestibulares. E, afinal de contas, esse é o momento de se dedicar de verdade aos estudos, pois abrirá importantes portas para o seu futuro.

Amadurecimento

É comum que os estudantes que fazem curso técnico integrado ao médio amadureçam de maneira mais rápida. Isso porque as instituições já o preparam para o “mundo real”, focando também na prática da profissão. A consciência de responsabilidade torna-se maior e o resultado disso é que o aluno cresce não só intelectualmente, mas também como indivíduo.

Ficou curioso para saber mais a respeito dos cursos técnicos? Baixe o e-book Cursos técnicos: por que investir neles e saiba tudo a respeito!

Guia_do_vestibular

Leia também: Saiba quais são os cursos técnicos em alta em 2017

Gustavo Braga

Escrito por Gustavo Braga

Topics: Ensino Médio Técnico

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!