Blog Escola Electra

Quais as vantagens em ser um técnico em eletrônica?

Escrito por Escola Electra on 12-12-2017 10:00

curso de eletrônica rj

O início de uma trajetória profissional apresenta vários desafios. Entretanto, há várias vantagens em tornar-se um técnico em eletrônica, que tornam a entrada no mercado de trabalho muito mais fácil.

Os cursos de eletrônica no RJ são uma forma de ingressar rapidamente no mercado e conquistar independência financeira. Além disso, o aluno de escolas técnicas do RJ desenvolve habilidades e adquire muito conhecimento em um curto período de tempo.

Neste texto, selecionamos algumas vantagens do técnico em eletrônica, confira:

Excelente custo-benefício

Os cursos técnicos, de maneira geral, preparam o aluno para entrada imediata no mercado de trabalho. Mesmo com curta duração, o ensino técnico agrega muito conhecimento ao aluno. Dessa forma, podemos considerar que uma das maiores vantagens do técnico em eletrônica é o rápido retorno do seu investimento.

O curso técnico em eletrônica tem entre 12 e 18 meses de duração. Durante a formação é possível fazer estágios e, após a formatura, trabalhar em diversos segmentos. Ou seja, no prazo máximo de um ano e meio, o aluno será um profissional formado, com plena capacidade de atuação no mercado de trabalho.

Formação especializada

Outra vantagem do técnico em eletrônica é o desenvolvimento diversas competências. O estudante aprende a desenvolver projetos e fazer a manutenção de equipamentos domésticos e industriais, como placas e circuitos eletrônicos, motores, máquinas, televisões e computadores.

O mercado de trabalho precisa de profissionais competentes em áreas específicas. Essa demanda não é suprida pelas graduações, que são cursos generalistas. O profissional técnico tem uma visão mais prática e menos teórica, sendo altamente capaz de solucionar problemas rapidamente.

No caso da eletrônica, o profissional está preparado para desenvolver projetos, instalar e fazer a manutenção de equipamentos, trabalhar com motores e máquinas industriais, entre outras competências. Ele pode trabalhar por conta própria ou atuar dentro de indústrias e empresas.

curso de eletrônica rj

Experiência anterior à graduação

Para quem não dispensa a graduação em uma faculdade, o curso técnico é uma ótima porta de entrada. Após cursar o técnico em eletrônica, você pode seguir para uma graduação em Engenharia Eletrônica, de Controle e Automação, de Telecomunicações ou de Software, entre outras. Assim, antes mesmo de entrar na faculdade já está inserido neste mercado de trabalho.

A melhor forma de saber se você está escolhendo o curso certo é já trabalhando na área antes de começar. Além disso, com ambas as formações no currículo torna-se mais fácil conseguir uma promoção e alcançar cargos mais altos.

Para quem deseja cursar uma graduação mas não tem recursos financeiros, uma boa saída é formar-se no técnico e trabalhar para pagar a faculdade. As escolas técnicas no RJ tem mensalidades de valores muito mais baixos do que os valores cobrados em cursos de graduação. Com uma profissão técnica valorizada, será muito mais fácil pagar pela graduação.

As vantagens do Ensino Médio com técnico

O curso técnico também é uma opção pessoas que já se formaram no Ensino Médio, porém, estas duas formas de ensino atuam cada vez mais em conjunto. A vantagem de cursar o Ensino Médio com técnico é ter uma profissão ainda cedo, ingressando no mercado de trabalho já com uma qualificação profissional.

No Ensino Médio com técnico, as disciplinas profissionalizantes dividem espaço com as matérias técnicas específicas. Na maior parte das escolas técnicas do RJ, os alunos também são preparados para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio.

Estudar em um curso de eletrônica no RJ é uma maneira de se estabelecer mais rapidamente como profissional e melhorar sua qualidade de vida. Principalmente no caso de cursos voltados para a atuação industrial, como é o caso da Electra, há muitas vagas de emprego.

Conheça o curso Técnico em Eletrônica

Leia também: O que se estuda no curso técnico em eletrônica?

Escola Electra

Escrito por Escola Electra

Topics: Eletrônica

Guia_do_vestibular
   

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!